Por favor aguarde um momento.
Perceções sobre os serviços dos ecossistemas prestados pelo carvalho negral
Anabela Paula1, Isabel Passos2, Maria Margarida Ribeiro2,3, Albano Figueiredo4, Paula Castro1
1CFE - Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet. TERRA Associate Laboratory, Universidade de Coimbra; 2CERNAS - Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Instituto Politécnico de Castelo Branco; 3Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco; 4 CEGOT-UC-Centre of Studies in Geography and Spatial Planning, Department of Geography and Tourism, University of Coimbra.
Serviços dos ecossistemas florestais: conceitos gerais
As florestas são responsáveis por múltiplos benefícios para a sociedade, fornecendo inúmeros bens e serviços cruciais para o bem-estar humano e funcionamento e conservação dos habitats e ecossistemas. Estes sistemas contribuem para o aprovisionamento de muitos recursos, tais como, madeira industrial, lenha e produtos florestais não lenhosos (como os cogumelos ou as plantas silvestres). As florestas desempenham um papel fundamental nos serviços ecológicos (serviços de regulação e suporte), incluindo o controlo da qualidade da água, saúde do solo, regulação dos ciclos biogeoquímicos e do ciclo hidrológico, controlo da erosão, regulação do clima, polinização, prevenção de riscos naturais, sequestro de carbono, entre outros. As florestas contribuem igualmente para a prosperidade económica e oferecem importantes serviços culturais, como a educação e investigação e oferecem várias atividades recreativas (por exemplo, ecoturismo, caça, caminhadas, rotas para bicicletas, e outros desportos).
O carvalho-negral (Quercus pyrenaica Willd.) (Figura 1) é uma espécie autóctone com elevada importância ecológica na área de estudo do CULTIVAR, visto ser dominante nos bosques climácicos potenciais da região. A espécie encontra-se muito fragmentada devido a causas antropogénicas, embora tenha a área de ocorrência seja potencialmente extensa. Poderá ainda ser fortemente ameaçada pelas alterações climáticas futuras. Considerando a sua importância ecológica e a vasta gama de serviços (ou benefícios) prestados pelos carvalhais, é importante definir estratégias para a sua recuperação.
Figura 1. Bosquetes de carvalho negral na região de Castelo Branco.
OBJETIVOS NO PROJETO
Uma vez que a conservação da natureza requer o envolvimento das pessoas, o primeiro passo é compreender como a sociedade perceciona a importância das florestas de carvalhos, os serviços dos ecossistemas (SE) por elas fornecidos e as estratégias que identificam para a sua recuperação/restauro.
MÉTODOS
Foi realizado um inquérito por questionário online, divulgado através de diferentes canais (mailing-lists, redes sociais e grupos de stakeholders [partes interessadas] locais), por forma a que fosse possível chegar à população alvo: naturais, residentes e/ou trabalhadores na área geográfica do projeto CULTIVAR.
RESULTADOS
Os serviços de regulação e suporte foram identificados como sendo os benefícios mais importantes fornecidos por estas florestas, nomeadamente, na regulação do clima e formação e controlo da erosão de solo (Figura 2). Os serviços culturais foram considerados como relevantes, principalmente pelo usufruto das áreas, que contribuem para o bem-estar físico e mental das populações. Dentro destes serviços destaca-se o papel do carvalhal como um legado importante a ser deixado às futuras gerações. Já os serviços de aprovisionamento foram os menos reconhecidos, desempenhando os carvalhais um papel pouco significativo no fornecimento de bens materiais, sendo maioritariamente utilizados para a obtenção de lenha (Figura 2).
Figura 2. Perceções dos serviços providenciados pelos carvalhais: de não prestado (1) a amplamente prestado (5).
Os respondentes referiram que beneficiavam diretamente dos SE (Figura 3) relacionados com a realização de atividades recreativas e/ou desportivas (p. ex., passeios pedestres, de bicicleta, trail), i.e., um SE cultural. Os habitantes de áreas urbanas dão maior importância a este aspeto do que aqueles que vivem em área rurais. A utilização da lenha, como combustível (serviço de aprovisionamento), foi o segundo SE mais referido, sendo referido sobretudo pelos proprietários de áreas de carvalhal e/ou com ligações aos concelhos da Beira Alta. A regulação climática e atmosférica (serviços de suporte e regulação) foram o terceiro e quarto mais referidos. O papel do carvalhal como importante refúgio de biodiversidade foi igualmente mencionado (Figura 3).
Figura 3. Os 5 serviços dos ecossistemas de carvalhais dos quais os respondentes mais beneficiam.
AS ÁREAS DE CARVALHAL DEVEM SER MAIS VALORIZADAS!
A quase totalidade dos respondentes considera que as áreas de carvalhal deveriam ser mais valorizadas, avançando com várias propostas para essa valorização, mais mencionadas foram a reflorestações de carvalho, a gestão e ordenamento das áreas de carvalhal, a promoção da economia rural e ações de sensibilização.
CONCLUSÕES
A importância das florestas de carvalho é reconhecida em termos gerais, especialmente no que diz respeito ao seu papel nos serviços de regulação e de suporte. No entanto, os benefícios dos carvalhais nem sempre são percecionados como tais. Existe, no entanto, a consciência de que os carvalhais devem ser preservados para as gerações futuras.