Not¡cia seguinte (4)

Notícias

Trabalho de campo – Equipas do CFE e CEGOT

A equipa de solo CULTIVAR esteve na região de Idanha nos passados dias 17 e 18 de fevereiro, onde se estabeleceu parcelas de estudo em colaboração com a Fundação Terra Agora, Azeite Egitânia, Veracruz, Sociedade Agrícola do Pescaz, Instituto Social Cristão Pina Ferraz, Duck River Agriculture e Monte Silveira Bio.

Pretende-se, num horizonte temporal de um ano, avaliar e relacionar diversos componentes da biodiversidade do ecossistema agrícola, nomeadamente a componente físico-química dos solos, a regulação da água, a microbiologia, a meso e macrofauna do solo. Serão avaliadas plantações de olivais, amendoais, pastagens e agrofloresta, com e sem regadio e graus de intensificação distintos.

As informações recolhidas permitirão identificar grupos funcionais ou taxonómicos responsáveis pelo fornecimento de serviços do ecossistema em estudo e criar condições para a transferência desse conhecimento em práticas mais sustentáveis. 

Os resultados obtidos serão comparados ao longo do tempo e entre plantações de forma a identificar as principais populações e correspondentes funções permitindo avaliar a resiliência e sustentabilidade dos atuais sistemas agrícolas e projetar o futuro.

A equipa responsável: José Paulo Sousa, Joana Costa, Luís Cunha, Ricardo Veiga Leitão e Eduardo Nascimento (Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet); Marie Bartz (CARE-BIO e CFE-UC), Albano Figueiredo e Adélia Nunes (CEGOT).

Notícias

Outras Notícias

CULTIVAR INVESTIGADORES – Andreia Cação

Olá, chamo-me Andreia Cação, licenciei-me em Antropologia e, atualmente estou no último ano do mestrado em Ecologia na Universidade de Coimbra. A tese que venho

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso website. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa política de cookies.