Resultados Esperados

Caraterização biofísica do território e respetivas dinâmicas socioeconómicas e demográficas

Caracterização integrada do território, tanto ao nível biofísico, socioeconómico e demográfico, como em termos de usos do solo preponderantes, os quais estarão disponíveis para integrar ou suportar o desenvolvimento de tarefas associadas a outras linhas de investigação de forma a compreender qual a evolução do território nos últimos 50 anos, as tendências passadas e a situação atual, o que permitirá contribuir para definir o potencial para os recursos endógenos identificados para valorização.

Caracterização dos recursos genéticos endógenos naturais nas janelas de paisagem

Validação de uma abordagem metodológica replicável que pode ser ajustada a diversas janelas de paisagens através da construção de uma base de dados aberta composta por múltiplas camadas de informação, incluindo o mapeamento e caracterização dos recursos genéticos endógenos (fenologia, morfologia, fisiologia, genética), fatores abióticos e bióticos, assim como, práticas socioculturais passadas e atuais de utilização e gestão dos recursos, permitindo o mapeamento das redes socias que se estabelecem em torno delas.

Avaliação e monitorização dos serviços dos ecossistemas relevantes para os recursos genéticos endógenos naturais selecionados

Caracterização dos serviços dos ecossistemas fundamentais à conservação, aprovisionamento e gestão sustentável dos recursos genéticos endógenos naturais selecionados, disponibilizando os dados obtidos sob a forma de cartogramas de fácil interpretação na plataforma aberta criada no âmbito deste Programa Integrado em IC&DT.

Valorização sustentável dos recursos genéticos endógenos naturais selecionados

Caracterização das ameaças e vulnerabilidades que representam maiores desafios para os serviços de ecossistemas e recursos genéticos endógenos selecionados e através da espacialização destes resultados será desenvolvido um plano de ação com estratégias de adaptação/mitigação dedicadas e selecionar as áreas em que a implementação deve ser prioritária. Elaboração de guias de boas práticas em conjunto com a aplicação de medidas de conservação in situ e ex situ, envolvendo os atores locais em todas as etapas.

Caracterização do potencial de inovação dos recursos genéticos endógenos naturais

Valorização das cadeias de valor associadas à utilização de recursos endógenos pouco aproveitados desta região, otimizando a sua disponibilidade, gerando produtos diferenciados no mercado, identificando novas aplicações e contextos de utilização, como por exemplo, alimentos funcionais inovadores, bem como a implementação e desenvolvimento de ferramentas de ecoeficiência que permitam uma gestão mais criteriosa dos fatores de produção, otimizando o consumo de energia e de matérias-primas.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso website. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa política de cookies.