O Programa Integrado de IC&DT CULTIVAR produzirá múltiplas camadas de informação, fruto das várias linhas de investigação que o compõem. Exemplos destas camadas são os diversos serviços dos ecossistemas associados aos recursos genéticos endógenos da Região Centro, com potencial de valorização, bem como a monitorização dos fatores abióticos que os condicionam. Devido ao seu caráter inerentemente interrelacionado, as camadas de informação geradas deverão ser analisadas e interpretadas em conjunto.
Para dar resposta a esta necessidade, o Laboratório de Informática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes encontra-se a desenvolver a plataforma iCultivar. Esta será um produto tecnológico capaz de agregar informação de diferentes tipologias, adequada aos objetivos e características de uma análise multifatorial.
A plataforma iCultivar incluirá quatro funcionalidades distintas:
A plataforma irá ainda apresentar diferentes vistas da informação através de diferentes perfis de utilizadores. Desta forma a plataforma irá conter uma área de acesso privado e uma área de acesso público.
A área privada da plataforma será usada como uma ferramenta de trabalho interna entre os parceiros do projeto, e permitirá fazer a gestão dos conteúdos da área pública. Por outro lado, a área de acesso público será responsável por disponibilizar à sociedade os dados gerados pelo projeto CULTIVAR.
Esta abordagem irá permitir uma monitorização mais eficiente dos fatores bióticos e abióticos que condicionam os recursos genéticos endógenos da região Centro e, consequentemente, permitirá desenvolver soluções para o aumento da produtividade e/ou sustentabilidade de determinados sectores.
Esta tecnologia será validada e demonstrada em janelas de paisagem selecionadas e permitirá a agregação da informação recolhida ao longo de todas as linhas de investigação do CULTIVAR.
@ 2022 Cultivar. Todos os direitos reservados