Projetos

Cultivado no Passado (HTC-CFE, NOVA FCSH)

Cultivado no passado: legados históricos das práticas e políticas para a agricultura visa promover um diálogo sobre o passado e o presente dos sistemas agrícolas convocando e estimulando o aprofundamento do conhecimento sobre a história das práticas e da agricultura em Portugal no sentido de contribuir para o cumprimento da missão e dos objetivos do programa CULTIVAR no seu compromisso com o futuro.

O projeto de investigação incide sobre diversas matérias no âmbito das práticas agrícolas, tendo como limites temporais o final do século XIX, sensivelmente a partir do ano de 1890, e a adesão de Portugal à CEE, em 1986, não sendo estas barreiras temporais intransponíveis.
A primeira fase procederá à identificação e caracterização de bibliografia e fundos documentais disponíveis para o período em causa, no sentido da elaboração de um guia bibliográfico e de fontes. As bibliotecas do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e da Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) serão as grandes bases para este levantamento, a par de algumas bibliotecas particulares que pertenceram a “antigos” lavradores/proprietários e que atualmente se encontram na posse dos seus descendentes. Este levantamento de publicações agrícolas em bibliotecas particulares acaba por permitir a identificação de protagonistas e da história associada ao setor.
Também teremos em conta as políticas públicas – procedendo a uma caracterização das mesmas – que determinaram as escolhas agronómicas e os interlocutores locais, considerando o plano legislativo de âmbito nacional e municipal, bem como os modelos de governança, implementação e de capacitação. É neste sentido que a integração e o papel das escolas agrícolas regionais assumem importância para compreender a afirmação do setor hortofrutícola, bem como as práticas associadas aos usos do solo, sistemas de rega, agroquímicos, e o próprio papel das organizações de produtores.
Proceder-se-á ainda a um conjunto de entrevistas, registando as memórias pessoais e familiares de alguns protagonistas, com o intuito não só de sensibilizar para o auxílio da memória na disseminação de conhecimento, como também de contribuir para o desenvolvimento do projeto e publicação de resultados no âmbito de toda esta investigação associada à história dos sistemas produtivos, com destaque para a origem das fileiras que hoje se consolidam na região e os seus protagonistas.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso website. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa política de cookies.