Projetos

Avaliação de parâmetros de saúde do solo em diferentes sistemas de produção na região de Idanha-a-Nova

Pretendemos, num horizonte temporal de um ano, avaliar diversos indicadores da saúde do solo em diferentes sistemas de produção na região de Idanha-a-Nova. Serão avaliados parâmetros físico-químicos e biológicos, incluindo medidas de diversidade estrutural e funcional ao nível do microbioma, da meso e macrofauna do solo. 
O estudo será conduzido em 24 parcelas distribuídas por plantações de olivais, amendoais e pastagens de regadio e sequeiro e com diferentes níveis de intensificação do uso do solo.
Os indicadores avaliados serão relacionados com diferentes processos do solo subjacentes à provisão de serviços dos ecossistemas pelo solo, e.g., reciclagem de nutrientes e sequestro de carbono, regulação da água e manutenção da estrutura do solo.
As informações recolhidas permitirão identificar quais os indicadores (ou composição de indicadores) que melhor respondem aos diferentes tipos de uso do solo e à intensidade de gestão, e quais se encontram mais relacionados com processos/serviços chave. O objetivo é criar uma “tool-box” que permita o desenvolvimento de um programa de monitorização da “saúde do solo” e a consequente tradução desse conhecimento em práticas mais sustentáveis ao nível dos agroecossistemas da região.
Os resultados obtidos durante este primeiro ano permitirão ainda avaliar a sustentabilidade e o nível de resiliência dos atuais sistemas agrícolas e ajudar a projetar o futuro.

Metodologia
Ao longo do ano serão realizadas nas diferentes parcelas as seguintes avaliações:
    · simulação de processos de erosão do solo;
    · amostragem de solo para avaliação do microbioma do solo
    · amostragem para avaliação da meso e macrofauna do solo. 

O desenho de amostragem contempla a instalação de diferentes pontos de amostragem por parcela utilizando os métodos descritos abaixo. 

Biologia do Solo:

  • TSBF para amostragem de populações de minhocas com identificação ao nível de espécie e grupo funcional. Os restantes grupos de fauna do solo (invertebrados visíveis a olho nú) serão identificados a nível de grupo funcional por técnicas de metabarcoding. 
  • Armadilhas “Pitfall” para amostragem deinvertebrados da macrofauna do solo que vivem à superfície. Identificação a nível de grupo funcional e taxonómico.
  • “Cores” de solo para amostragem de microartrópodes. Identificação a nível funcional (morfotipo) e identificação taxonómico por metabarcoding. 
  • Amostras de solo para avaliação de parâmetros de diversidade de Archaea, Bacteria, fungos, protistas e invertebrados por metabarcoding.
  • “Bait lamina” para avaliação in situ da atividdae da fauna do solo.
  • Método dos ”tea-bags” para avaliação do processo de decomposição de matéria orgânica.
  • “Membranas de troca iónica” para avaliação in situ da disponibiliddae de nutrientes para as plantas.

Química do Solo:

  • Parâmetros químicos do solo: avaliação de parâmetros de fertilidade (macro e micronutrientes), carbono total, carbono orgânico total, azoto total, azoto mineral (amónia e nitratos).

Física do Solo:

  • Granulometria: teores de argila, silte e areia (fina e grossa).
  • Medição da capacidade de infiltração de água e compactação do solo.
  • Medição da estabilidade de agregados do solo.
  • Monitorização da temperatura do ar, temperatura do solo e humiddae do solo em tempo real durante todo o estudo.
  • Simulação dos processos de erosão para avaliação da erodibilidade do solo.

Equipa

Investigadores responsáveis:
Adélia Nunes (CEGOT-UC)
Albano Figueiredo (CEGOT-UC)
Jorge Durán Humia (CEF-UC)
Joana Costa (CEF-UC)
José Paulo Sousa (CEF-UC)
Luís Cunha (CEF-UC)
Marie Bartz (CARE-BIO e CEF-UC)

Apoio:
Ricardo Leitão (CEF-UC) (Aluno PhD Cultivar)
Eduardo Nascimento (CEF-UC) (Cultivar Fellow)
Sara Mendes (CEF-UC)

 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso website. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa política de cookies.