Projetos

As perceções dos agricultores sobre os serviços dos ecossistemas das paisagens agrícolas

Um contributo para a transição para uma agricultura e sistemas alimentares sustentáveis.

As superfícies agrícolas ocupam quase metade do território europeu e contribuem significativamente para o fornecimento de serviços tais como alimentos, fibras e energia. O sector agroalimentar enfrenta uma procura crescente para fornecer bens a uma população humana em crescimento, enquanto lhe é solicitado para minimizar a degradação do solo e a perda de biodiversidade. Os benefícios que estes sistemas proporcionam são de valor considerável. No entanto, a ideia de que a agricultura está associada a elevados níveis de poluição e impactos nos recursos naturais ainda está presente.

Os serviços dos ecossistemas são diversos (aprovisionamento, apoio, regulação e cultura), mas quando se considera a agricultura, o foco parece estar nos benefícios ligados exclusivamente à produção. Neste contexto, é essencial compreender o que os agricultores pensam sobre os efeitos das suas atividades e como percecionam os serviços prestados pelos sistemas agrícolas. Este projeto visa alcançar uma perspetiva mais integrada através do estudo das perceções dos produtores agrícolas sobre os serviços dos ecossistemas. Os agricultores são responsáveis pela gestão dos agro-sistemas, e as suas ações influenciam a sustentabilidade destas paisagens e a sua capacidade na prestação de múltiplos serviços.

Esta abordagem inclui a análise da relação dos produtores agrícolas com a paisagem, as suas práticas agrícolas, contributo para a sustentabilidade do território.

Ao estudarem-se as perceções dos agricultores, espera-se:
– Caracterizar o perfil dos agricultores e o tipo de agricultura;
– Analisar as práticas de gestão da cultura;
– Compreender as perceções dos produtores relativamente aos serviços prestados pela agricultura;
– Conhecer as suas perceções em relação à sustentabilidade, conservação da biodiversidade e valorização dos recursos endógenos na sua região.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso website. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa política de cookies.