Cultivar conviteV4

Notícias

O COVID-19 pode ajudar-nos a pagar o sistema alimentar?

É esse o desafio lançado a Maria do Céu Albuquerque, Ministra da Agricultura, e Paulo Fernandes, Presidente do Município do Fundão, que vão participar num webinar organizado pelo projeto CULTIVAR, que pretende refletir sobre a necessidade de repensarmos a forma como produzimos e consumimos alimentos.

“Cultivar no presente: COVID-19, a oportunidade pela emergência” é o tema do próximo webinar organizado pelo projeto CULTIVAR, que se realiza no próximo dia 31 de julho, pelas 17h00, via YouTube (https://bit.ly/3fcJbN7). A iniciativa conta com a participação de Maria do Céu Albuquerque, Ministra da Agricultura, e Paulo Fernandes, Presidente do Município do Fundão, e insere-se no ciclo de webinars temáticos intitulado “Cultivar Diálogos, Construir Caminhos”. A participação é gratuita.

Segundo Helena Freitas, professora universitária na área da Biodiversidade e Ecologia e coordenadora do CULTIVAR, “a alimentação está no centro dos grandes desafios ambientais, sociais e económicos do mundo. Da saúde do solo à saúde pública, os problemas são complexos e a sua resolução exige uma transformação sistémica. A crise COVID-19 tornou mais evidente que a forma como produzimos e consumimos alimentos não é comportável dentro dos limites do próprio planeta.”

“Desta forma, torna-se necessário garantir um sistema alimentar de qualidade e seguro para todos, garantindo também uma produção sustentável, otimizando a nutrição e a saúde e permitindo o restauro dos principais ecossistemas e os meios de subsistência agrícolas dos quais dependemos”, salienta.

O momento de emergência que vivemos “abre espaço a uma nova visão, a um novo sistema alimentar em que os alimentos são produzidos e consumidos de forma acessível, saudável e em harmonia com o planeta”.

O caminho passa, de acordo com Helena Freitas “em garantir dietas mais sustentáveis, com mais frutas, vegetais e proteínas vegetais; reduzir radicalmente o desperdício de alimentos em todo o sistema; reforçar a agenda de inovação para a sustentabilidade da indústria alimentar e orientar globalmente a agricultura para a produção sustentável”.

O projeto CULTIVAR tem como missão responder aos desafios que as fileiras do setor Agroalimentar da Região Centro enfrentam, nomeadamente caracterizar, conservar e valorizar os recursos genéticos endógenos regionais em zonas de baixa densidade, através de uma estratégia de desenvolvimento territorial, promovendo e consolidando a colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o cluster Agroalimentar. É cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Este ciclo de webinars conta com o apoio do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet da Universidade de Coimbra.

Notícias

Outras Notícias

OPORTUNIDADE!

Já se encontra aberto o concurso para uma bolsa de Doutoramento (4 anos) para identificar e caracterizar os serviços de suporte e regulação fundamentais para

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso website. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa política de cookies.