Agostinho Carvalho, Engenheiro Agrónomo e Lívia Madureira, Professora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, vão debater a diversidade de modelos agrícolas na Região.
A iniciativa é organizada pelo Projecto CULTIVAR insere-se no ciclo de webinars temáticos intitulado “Cultivar Diálogos, Construir Caminhos”. O Webinar vai decorrer no próximo dia 21 de outubro, às 17h00, no site do projecto — em icultivar.pt — e conta com a coordenação e moderação de Helena Freitas, professora universitária na área da Biodiversidade e Ecologia e coordenadora do CULTIVAR. A participação é gratuita.
Agostinho Carvalho foi investigador do Centro de Estudos de Economia Agrária da Fundação Calouste Gulbenkian, conselheiro técnico principal da FAO e professor da Universidade do Algarve e do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. Tem exercido atividade de consultoria nos domínios do desenvolvimento rural de regiões de agricultura familiar e da política alimentar. Atualmente é professor jubilado. Lívia Madureira tem um doutoramento Economia Ambiental e Territorial, é atualmente professora da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro e investigadora sénior do Centro de Estudos Transdisciplinares do Desenvolvimento do CETRAD. Os interesses de investigação incluem: Sustentabilidade, Avaliação Ambiental; Sistemas de Conhecimento e Inovação Rural e Agrícola Métodos mistos, estudos comparativos e análises multiníveis são áreas de interesse metodológico da pesquisa.
O programa CULTIVAR pretende responder aos desafios que as fileiras do setor Agroalimentar da Região Centro enfrentam, nomeadamente caracterizar, conservar e valorizar os recursos genéticos endógenos regionais em zonas de baixa densidade, através de uma estratégia de desenvolvimento territorial, promovendo e consolidando a colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o cluster Agroalimentar.
O projeto CULTIVAR tem como missão responder aos desafios que as fileiras do setor Agroalimentar da Região Centro enfrentam, nomeadamente caracterizar, conservar e valorizar os recursos genéticos endógenos regionais em zonas de baixa densidade, através de uma estratégia de desenvolvimento territorial, promovendo e consolidando a colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o cluster Agroalimentar. É cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Este ciclo de webinars conta com o apoio do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet da Universidade de Coimbra.