“Doenças entre espécies”. Ouçam a intervenção da diretora executiva do programa integrado em IC&DT CULTUVAR, Joana Costa, no Podcast da Biosfera, onde contextualizou a presença da bactéria de quarentena Xylella fastidiosa no nosso território face ao estado atual da arte, epidemiologia e medidas de gestão aplicadas.
Neste programa é ainda possível saber mais sobre o projeto XylOut (https://xylout.pt/) que coordena (Instituto Pedro Nunes) juntamente com Christophe Espirito Santo (CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar) e que pretende dar resposta a algumas das ameaças identificadas no decurso dos trabalhos do programa integrado Cultivar.
O agroecossistema da Beira Interior é caracterizado por uma alta densidade de Prunus sp. geneticamente heterogénea (cerejeira, pessegueiro e amendoal) onde organismos nocivos podem coexistir na mesma planta, potenciando o desenvolvimento de estirpes altamente adaptadas e/ou a ocorrência de fenómenos de coevolução associados à expansão e emergência de novas doenças. Esta coexistência de estirpes filogenicamente próximas, mas drasticamente diferentes no seu fenótipo constitui um desafio crítico para o diagnóstico. Neste contexto, e a partir da rede estabelecida no Cultivar, surgiu o projeto XylOut que pretende identificar e caracterizar os agentes noviços presentes e determinar o impacto das doenças sobre a microbiota e, de extrema importância, o potencial de expansão dos agentes patogénicos. Para tal vai dotar uma abordagem ecológica que combine metabarcoding e patogenómica, bem como dados experimentais de ecologia microbiana, epidemiologia e fitopatologia.
Apple Podcast: https://bit.ly/36bwwFi
Spotify: https://spoti.fi/365Y8Mc