Chamo-me Sara Lopes, sou licenciada em Biologia e Mestre em Ecologia pela Universidade de Coimbra e, atualmente, sou aluna de Doutoramento nesta instituição.
Integro o FLOWer Lab (Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet) desde 2016 e os meus maiores interesses são a ecologia e conservação de espécies de plantas ameaçadas, interações planta-polinizador, biologia floral e ecologia da polinização.
No CULTIVAR, colaboro no projeto ‘’Valorização dos polinizadores selvagens para serviços de polinização sustentáveis em agroecossistemas’’ onde se incluí o tema do meu Doutoramento ‘’Interações planta-polinizador: um mutualismo ameaçado com implicações na ecologia e conservação de plantas ameaçadas’’.
Estou envolvida também no mapeamento de serviços de polinização na Beira Interior, na avaliação da variação no espaço e no tempo de serviços de polinização em agroecossistemas e ainda na avaliação do impacto de infraestruturas verdes nos polinizadores e serviços de polinização em pomares intensivos e super intensivos de amêndoa.
Para a realização do meu projeto de Doutoramento é necessário:
– Monitorizar as interações planta-polinizador ao longo de um gradiente de perturbação da paisagem;
– Avaliar a eficiência dos polinizadores pela quantificação de pólen depositado nos estigmas;
– Estudar o sistema de reprodução através de polinizações manuais.
Segue o trabalho da Sara Lopes em:
Ciencia vitae – https://www.cienciavitae.pt/portal/EB1D-2E63-F851
ResearchGate – https://www.researchgate.net/profile/Sara-Lopes-7
Orcid – https://orcid.org/0000-0002-5024-640X
Linkedin – https://www.linkedin.com/in/sara-lopes-530029171/