Noticia_23A

Notícias

CULTIVAR INVESTIGADORES – Ricardo Veiga Leitão

Os meus maiores interesses são a funcionalidade do solo, em particular o estudo da função da microbiota do solo na prestação dos vários serviços de ecossistema; a sustentabilidade do sistema alimentar e os sistemas agroflorestais. 

Atualmente sou aluno do 1º ano de doutoramento do projeto CULTIVAR e faço parte da linha de investigação: Avaliação de parâmetros de saúde do solo em diferentes sistemas agrícolas na região de Idanha-a-Nova.  

Desenvolvo o meu trabalho no Laboratório de Fitossanidade do Instituto Pedro Nunes, no Soil Ecology and Ecotoxicology Laboratory e no Laboratório de Microbiologia do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet. 

A técnica que mais utilizo no meu trabalho é Metabarcoding, uma técnica de Sequenciação Massiva de DNA de Nova Geração (NGS) para o estudo da diversidade estrutural das comunidades da microbiota.  

Esta técnica permite também prever funções e identificar grupos de bactérias e fungos relevantes como por exemplo: promotores de crescimento em plantas (PGPB/PGPF), agentes causais de doenças, etc., contribuindo para gerar conhecimento sobre a relação entre a microbiota e os diversos serviços de ecossistema prestados pelo solo. 

Segue o trabalho do Ricardo Veiga Leitão em: 

Ciencia vitae – B81A-4EAD-B68B 

Orcid – 0000-0002-0438-6700 

Linkedin – https://www.linkedin.com/in/ricardo-leitao-42a920147/ 

Notícias

Outras Notícias

Dissertação de Mestrado – Inês Leão

No dia 2 de dezembro, Inês Leão defendeu a sua Tese de Mestrado intitulada “Efeito de Infraestruturas verdes nos polinizadores e polinização em pomares de

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso website. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa política de cookies.