Os meus maiores interesses são a funcionalidade do solo, em particular o estudo da função da microbiota do solo na prestação dos vários serviços de ecossistema; a sustentabilidade do sistema alimentar e os sistemas agroflorestais.
Atualmente sou aluno do 1º ano de doutoramento do projeto CULTIVAR e faço parte da linha de investigação: Avaliação de parâmetros de saúde do solo em diferentes sistemas agrícolas na região de Idanha-a-Nova.
Desenvolvo o meu trabalho no Laboratório de Fitossanidade do Instituto Pedro Nunes, no Soil Ecology and Ecotoxicology Laboratory e no Laboratório de Microbiologia do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet.
A técnica que mais utilizo no meu trabalho é Metabarcoding, uma técnica de Sequenciação Massiva de DNA de Nova Geração (NGS) para o estudo da diversidade estrutural das comunidades da microbiota.
Esta técnica permite também prever funções e identificar grupos de bactérias e fungos relevantes como por exemplo: promotores de crescimento em plantas (PGPB/PGPF), agentes causais de doenças, etc., contribuindo para gerar conhecimento sobre a relação entre a microbiota e os diversos serviços de ecossistema prestados pelo solo.
Segue o trabalho do Ricardo Veiga Leitão em:
Ciencia vitae – B81A-4EAD-B68B
Orcid – 0000-0002-0438-6700
Linkedin – https://www.linkedin.com/in/ricardo-leitao-42a920147/