Projetos

Uma abordagem multifuncional à dinâmica dos serviços dos ecossistemas em sistemas de produção de Prunus sp.

O funcionamento eficaz dos ecossistemas e do capital natural é a base para um fluxo constante de serviços ecossistémicos da natureza para a sociedade. No entanto, a sua estrutura e função encontram-se grandemente afetados pelas práticas de gestão, uso do solo e alterações climáticas. Conhecer os componentes estruturais dos ecossistemas, assim como a sua interdependência, é assim essencial para uma melhor compreensão das funções e serviços que se obtêm dos ecossistemas. Através desse conhecimento será possível a adoção de modelos e práticas de gestão que visem combater a degradação dos habitats, a perda de biodiversidade e a erosão genética, ao mesmo tempo que se identificam estratégias e medidas para proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos recursos genéticos endógenos, contribuindo para a resiliência do território e respondendo aos desafios 2030 e do programa para a coesão territorial. Neste sentido, o objetivo global deste projeto é identificar e caracterizar os serviços de suporte e regulação fundamentais para os sistemas produtivos de cerejeira e ginjeira em janelas de paisagem identificadas na Região Centro, incluindo assim tarefas direcionadas aos seguintes objetivos:

  1. Caracterização e avaliação fenotípica (morfológica, fisiológica e molecular) de plantas de cerejeira e ginjeira previamente georreferenciadas e em diferentes métodos de produção, através do levantamento de descritores morfológicos e fisiológicos, fenológicos e de produtividade e da análise de parâmetros de variabilidade genética utilizando marcadores moleculares.
  2. Conservação ex situ de variedades locais de cerejeira e “crop wild relatives” através do estabelecimento de germoplasma in vitro e da conservação de sementes.
  3. Prospeção das principais doenças, caracterização genética e determinação da estrutura populacional, identificação de potenciais reservatórios ambientais, determinação do potencial impacto em termos de sanidade da cultura mista de cerejeira e ginjeira.
  4. Caracterização estrutural do microbiota de cerejeira e ginjeira em diferentes métodos de produção, influência da cultura mista, impacto da doença.
  5. Integração das diversas camadas de informação sobre os serviços de suporte e regulação associados aos sistemas produtivos em análise.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso website. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa política de cookies.