A Península Ibérica é um importante ‘’hotspot’’ de biodiversidade onde as estratégias de conservação são uma questão crucial, mas largamente negligenciada. Tal como noutras partes do globo, a perda, fragmentação e sobre-exploração de habitats e as alterações climáticas, são grandes ameaças à biodiversidade, levando a alterações na composição e configuração da cobertura terrestre, e à degradação gradual da qualidade do habitat, com consequências nas redes de interação vitais, tais como as interações planta-polinizador. Focando no mutualismo planta-polinizador, neste projeto pretende-se avaliar os impactos das alterações na comunidade de polinizadores, impulsionadas por fatores globais de stress, na ecologia e conservação de plantas ameaçadas.
Os principais objetivos são:
– Fornecer o estado-de-arte sobre interações planta e os polinizadores de plantas ameaçadas na Europa;
– Identificar as características reprodutivas que possam estar relacionadas e possam prever o estatuto de ameaça;
– Avaliar o impacto das alterações do habitat nas interações planta-polinizador dentro e entre habitats, ao longo de um gradiente de perturbação;
– Quantificar o impacto de diferentes comunidades de polinizadores no fitness, composição genética e dinâmica das populações de plantas ameaçadas.
Isto será conseguido no âmbito dos projetos ‘’CULTIVAR’’ e ‘’COST Action ConservePlants’’, usando revisões sintéticas para construir bases de dados, extenso trabalho de campo, inovadoras abordagens relativamente às redes de interação que contabilizam alterações quantitativas e qualitativas nas comunidades de polinizadores, e demografia e genética de plantas ameaçadas selecionadas ao longo de um gradiente de perturbação, num enquadramento integrativo para apoiar ações de conservação a longo prazo.
Equipa
Sara Lopes (FLOWer Lab, CFE-UC)
Sílvia Castro (FLOWer Lab, CFE-UC)
João Loureiro (FLOWer Lab, CFE-UC)
@ 2022 Cultivar. Todos os direitos reservados