Projetos

Impacto das alterações climáticas nas interações planta-polinizador e produção de mirtilo

A polinização é um serviço prestado pelos ecossistemas com grande relevância e impacto na produção alimentar. No entanto, este serviço está ameaçado por múltiplos fatores, entre os quais se incluem as alterações climáticas. As alterações climáticas, incluindo a falta de água, podem afetar as interações planta polinizador ao alterar a morfologia e distribuição de plantas e polinizadores, bem como ao alterar as recompensas e atrativos florais, que podem influenciar o comportamento dos polinizadores. Estas alterações nas interações planta-polinizador podem, por sua vez, influenciar a produção de fruto. 

O objetivo deste projeto é perceber como as alterações climáticas, e em particular a falta de água podem influenciar a morfologia floral, recompensas e atrativos florais e as interações planta-polinizador. Para atingir este objetivo, estão a ser realizadas experiências em condições controladas, usando o mirtilo como sistema de estudo.  

  

Metodologia: 

48 plantas de mirtilo, 24 da variedade Duke e 24 da variedade Bluecrop, colocadas em vasos de 6l contendo solo profissional para a cultura do mirtilo foram colocadas no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.  

Metade das plantas de cada variedade receberam menos água, simulando situações de falta de água, e a outra metade foi bem regada, servindo como controlo. 

Os parâmetros a registar incluem tamanho da flor, volume e quantidade de açúcar do néctar, diversidade polinizadores, sua identidade e número de flores visitadas, bem como o número e peso dos frutos produzidos.  

  

Resultados: 

Os primeiros resultados indicam, que no local de realização da experiência, o principal polinizador é Anthophora plumipes. Indicam também que as variedades Bluecrop e Duke diferem no tamanho da flor, tendo Duke flores maiores. Os resultados sugerem alguma preferência Anthophora pelas plantas em condições controlo. Falta ainda terminar a colheita e analise dos dados para que possam tirar conclusões a respeito do efeito da falta de água nas interações planta polinizador nas variedades de mirtilo estudadas. 

Equipa responsável 

Helena Castro (CEF-UC) 
Sílvia Castro (CEF-UC) 
João Loureiro (CEF-UC) 
Hugo Gaspar (Cultivar technician) 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso website. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa política de cookies.