Projetos

Biologia reprodutiva (fenologia e incompatibilidade) de variedades de cereja: impactos para a produção

Introdução e objetivos gerais 

A cereja, um dos principais produtos agrícolas na região do Fundão, distrito de Castelo Branco, é uma cultura com alta dependência de serviços de polinização, nomeadamente insetos polinizadores. Durante o ano de 2021 (fevereiro-maio), de forma a compreender as limitações reprodutivas da cultura de cereja e o seu impacto nos níveis de produção, foram realizadas polinizações controladas entre diversos cultivares, por forma a quantificar níveis de compatibilidade entre estes e níveis de auto-compatibilidade. Adicionalmente, a fenologia floral dos cultivares foi seguido e foram quantificados os seus valores naturais de polinização.  

  

Metodologia 

A fenologia floral de diferentes cultivares de cereja foi seguido através de observações repetidas, com contabilização do número de flores nos diferentes estados florais. As polinizações foram realizadas em contexto agrícola, com produção de fruto como variável de resposta, e em estufa, com a quantificação do número de tubos polínicos. 

  

Técnicas utilizadas 

  • Polinizações controladas, com suplementação de pólen em flores de cereja, em contexto agrícola e em estufa.
  • Quantificação da produção através da avaliação de aspetos quantitativos (produção de fruto) e qualitativos (peso e tamanho).
  • Observação de tubos polínicos com recurso a microscopia de fluorescência. 

Equipa responsável

Catarina Siopa (PhD student (FCT) – CEF-UC) 
Sílvia Castro (CEF-UC) 
João Loureiro (CEF-UC) 
Hugo Gaspar (Cultivar technician) 
Sara Lopes (PhD student (FCT) – CFE-UC) 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso website. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa política de cookies.