Numa altura em que a biodiversidade é cada vez mais valorizada e cada vez mais ameaçada, a necessidade de botânicos treinados era, é e será cada vez mais importante. Por esse motivo, completei um mestrado em Biodiversidade e Taxonomia de Plantas na The University of Edinburgh (Escócia, 2014) e antes disso, licenciei-me na Escola Superior Agrária de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança em Fitoquímica e Fitofarmacologia (Portugal, 2011).
Atualmente, sou Técnica Superior na Escola Superior Agrária de Castelo Branco – ESACB – Institucional, no âmbito do projeto CULTIVAR e sou Botânica Investigadora no CBPBI_Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (IPCB – Politécnico de Castelo Branco). De momento, o meu foco tende para a esteva, em processos de micropropagação (ou propagação in vitro) para fins de conservação e implantação. No âmbito do projeto CULTIVAR, trabalho em várias linhas de investigação e com diferentes espécies (nomeadamente a esteva, o rosmaninho e a abrótea):
- Caracterização das populações do complexo Lavandula stoechas, na região da Beira Interior, através de uma abordagem molecular, química e morfológica.
- Conservação da biodiversidade de abrótea (Asphodelus bento-rainhae subsp. bento-rainhae) na Serra da Gardunha.
- Ensaio de proveniência de Cistus ladanifer com objetivos de melhoramento genético e conservação.
- Valorização dos frutos e sementes de esteva (Cistus ladanifer L.) para alimentação humana e animal.
Segue o trabalho da Celina Barroca em:
LinkedIn – https://www.linkedin.com/in/celina-barroca-44a57611b/
ORCID – https://orcid.org/0000-0001-8805-7113
Research Gate – https://www.researchgate.net/profile/Celina-Barroca
SciProfiles – https://sciprofiles.com/profile/1943002