O CULTIVAR esteve presente no 5.º Simpósio de Fruticultura Nacional (https://v-snfruticultura.webnode.pt/) que teve lugar em Alcobaça no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Hotel nos dias 9 e 10 de fevereiro.
Elsa Baltazar, aluna de Doutoramento da Universidade de Coimbra, no âmbito do projeto CULTIVAR, e em colaboração com o Instituto Pedro Nunes, apresentou em formato póster parte do trabalho que tem desenvolvido que culminou com “A primeira deteção em Portugal de Monilinia fructicola em Prunus persica”.
O agente patogénico identificado, causa enormes prejuízos ao setor da fruticultura, nomeadamente há produção de Prunóideas. A sua deteção permitirá a adoção de estratégias por parte das entidades reguladoras e dos produtores para mitigar os danos causados.
Também Rita Ramos, bolseira de investigação da Universidade de Coimbra no âmbito do projeto Cultivar, e em colaboração com o CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar e Instituto Pedro Nunes, apresentou em formato póster o trabalho que desenvolveu na sua tese de mestrado.
Um dos objetivos deste trabalho foi caracterizar a diversidade estrutural de microrganismos endófitos em espécies de plantas silvestres suscetíveis à infeção por Xylella fastidiosa, bactéria fitopatogénica responsável por uma vasta gama de doenças com enorme impacto económico, ambiental e social.
A participação neste simpósio permitiu contactar de perto com os problemas e desafios dos agricultores, para que a investigação produzida por este projeto contribua positivamente para a evolução do setor agrícola nacional.